5 recursos para começar

patrick-tomasso-71909-unsplash-01.jpg

Mexer com teologia é um negócio engraçado. Você vai encontrar pessoas que juram que ela esfria o crente junto com outras que não veem outro caminho melhor para o crescimento espiritual do que devorar o último calhamaço de teologia sistemática. Sem falar do caricato pastor que não lê um livro desde que se formou no seminário sendo exortado pelo adolescente calvinista que se encontra na fase da jaula. 

Mas por onde começar nesse admirável mundo novo da teologia?  

“Fim é lugar de onde partimos (…) E o fim de toda a nossa exploração/ Será chegar ao ponto de partida/ E o lugar reconhecer ainda/ Como da primeira vez que o vimos", já disse T. S. Eliot. A nossa experiência de crescimento da fé cristã é muito semelhante à descrição do poeta britânico. Não importando a quantidade de estudo e avanço na fé cristã,  o Reino dos céus ainda é para os que são como crianças (Mc 10.14), a sabedoria de Deus é para os tolos e fracos (1Co 1.26-29) e o Pai escolheu revelar aos pequeninos os mistérios da fé (Mt 11.25). E para começar a estudar teologia não pode ser diferente: é comer da mesma refeição que o cristão mais maduro também come, só que ele já está com o paladar mais aguçado. Então, qual vai ser o nosso menu?

Com tantos recursos disponíveis para a edificação intelectual do cristão,  dizer “comece aqui” parece ser incrivelmente prepotente. Mas introduções são assim. E talvez o seu valor resida em fornecer tanto ao que quer começar a estudar quanto ao experiente consumidor teológico um bom mapa para o caminho à frente, mas que também destaque pontos interessantes de se voltar. Portanto, são esses recursos da Pilgrim que recomendamos para quem está só começando. 

1.        Cristianismo essencial (série de palestras L’Abri Brasil): é bom começar onde os cristãos sempre começaram. O Credo Apostólico, a Oração do Senhor e os Dez Mandamentos são o instrumental básico da instrução da igreja aos novos cristãos. Mas como podemos conectar isso tudo com a cultura contemporânea? Nessa série de palestras, Guilherme de Carvalho e Rodolfo Amorim, obreiros do L’Abri Brasil, dão a resposta. Seguindo a tradição da organização fundada por Francis Schaeffer (veja o nosso post sobre o L’Abri), essas palestras pretendem esboçar os contornos básicos da fé cristã sem se esquecer dos dilemas teóricos e práticos do homem contemporâneo.

2.        Por Que sou Cristão (John Stott): o pastor anglicano John Stott, um dos teólogos evangélicos mais populares do século XX, concebeu este livro como uma justificação da fé cristã a partir da ressurreição historicamente confirmada de Jesus e uma explicação básica do evangelho da graça para convencer incrédulos e fortalecer a fé dos crentes.  

3.        Um Guia Para a Nova Vida (Wilson Porte Jr.): Jesus ordenou o discipulado como meio de ingresso na vida da igreja (Mt 28.18-20). Mas por onde devemos começar no ensino “a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (que não são poucas)?  Com atenção aos recursos básicos da instrução cristã (Credo Apostólico, Pai Nosso e Dez Mandamentos), complementados por uma exploração do evangelho e das ordenanças do batismo e da Ceia, Wilson Porte Jr. fornece exatamente o que novos discípulos procuravam: um guia didático a doutrinas comuns aos cristãos evangélicos para quem está começando.

4.        Dois Dedos de Teologia (Yago Martins): O pastor Yago Martins, do canal Dois Dedos de teologia, foi um dos primeiros brasileiros a usar a internet como meio de divulgação de teologia de qualidade. Naturalmente, ele já sofreu bastante com isso. O que lhe deu muita experiência para responder a dúvidas práticas que surgem na cabeça dos cristãos. Será que o dízimo é só para financiar pastor ladrão? Posso beber e fumar? Até onde é longe demais no namoro? E esse negócio de homossexualidade ser pecado? Colocando no papel o que já expusera em muitos de seus vídeos, este livro é um ótimo recurso para respostas diretas, mas bem-fundamentadas, a cada uma dessas perguntas.

5.        O Caminho do Peregrino (N. T. Wright): N.T. Wright é um renomado teólogo britânico anglicano, especialista em teologia do Novo Testamento, sendo um dos maiores contribuidores para discussões contemporâneas sobre a historicidade da ressurreição de Jesus e a teologia do apóstolo Paulo. Porém, seus anos como bispo de Durham lhe renderam uma preocupação pastoral permanente. Entre seus livros mais populares, nesta obra seu objetivo é alcançar  pessoas, jovens ou idosas, preparando-se para a profissão pública de fé, com uma exposição sólida de alguns pontos centrais do cristianismo

Bio_Guilherme Cordeiro.jpg
ThePilgrimComentário