A maior forma de comunicação acadêmica está na Pilgrim

julie-johnson-666385-unsplash.jpg

Todos concordaríamos que o melhor conhecimento de Deus possível veio num Livro.

Também diríamos que esse Livro foi lido pela maior parte da história da igreja por meio de pregações, hinos e orações litúrgicas, ao invés de sentar e lê-lo. Porém, como os teólogos travam seus debates? Já foi por epístolas, por tratados, por livros escolásticos e por concílios acalorados. Todavia, atualmente, em praticamente qualquer área de estudo, a forma primária de comunicação e debate acadêmico rigoroso inegavelmente se dá por meio de artigos científicos.

Isso cria um problema. Dificilmente vamos parar na correria do dia para ler o último artigo de nosso teólogo favorito num journal. Aliás, provavelmente nosso teólogo favorito (que seria melhor descrito como um pregador) também não tem tempo de publicar num journal atualmente. Talvez as ideias que você mais gosta dele sejam apenas uma remodelação de uma bateria de artigos acadêmicos que ele leu.

Esse distanciamento entre igreja e a academia já foi bem documentado e não é fácil de resolver. E talvez certa distância precise ser mantida. O que não podemos negar é a dificuldade de o crente interessado em teologia de acessar bons artigos acadêmicos que não sejam, bem, acadêmicos e técnicos demais.

A Pilgrim conhece esse problema. Queremos ajudar. Nos perguntamos: “e se pudéssemos escolher artigos que julgamos relevantes para todo crente e torná-los mais acessíveis?” Bem, acabamos respondendo ela também.

Fizemos uma parceira com a ABC2 (Associação Brasileira de Cristãos na Ciência), bem mais experiente do que nós nessa área, para disponibilizar os seus artigos na nossa plataforma. O manifesto de Plantinga sobre uma filosofia explicitamente cristã, bem como uma apresentação do seu argumento para a racionalidade do teísmo, um resumo da crítica de Dooyeweerd ao historicismo tanto pelo próprio quanto por Roy Clouser, além de artigos sobre temas pouco explorados a fundo no Brasil, como uma visão cristã da psicologia e da tecnologia.

Além disso, como já divulgamos, teremos, com exclusividade no Brasil, todo o material do Instituto Davenant. Compartilhando de sua visão de resgate do protestantismo clássico para enfrentar dilemas contemporâneos, iremos começar com os artigos da sua revista Ad Fontes e com a sua série de Digestos, que buscam trazer pequenas introduções a temas complexos, num estilo claro, vívido e bem prático. Assim, haverá discussões desde a Reforma inglesa e o relacionamento entre Calvino e Lutero até à viabilidade do termo “cosmovisão” e se podemos falar que a ética sexual cristã é um ponto básico de ortodoxia.

Por fim, também teremos a linha Pilgrim Originals. Selecionados de vários rincões poucos explorados do mundo online teológico em inglês, além de artigos inéditos de autores brasileiros, esses artigos serão disponibilizados pensando exatamente nas perguntas que vemos que vocês buscam responder usando e navegando no nosso aplicativo. É quase como ter um teólogo de cabeceira!

Mas não podemos esquecer o propósito disso tudo. Dar acesso a você a artigos que você nunca leria sem um empurrãozinho nosso só é significativo para “repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha” (Rm 1.10-11). É por isso que estamos aqui.

Guilherme Cordeiro - Escritor, editor, tradutor e produtor de conteúdo.